Pluralidade dos mundos


« 55. Todos os planetas que circulam no espaço são habitados?

Sim, e o homem terreno está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Existem, contudo, homens que se acreditam fortes e imaginam que só este pequeno globo tem o privilégio de ser habitado por seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o Universo apenas para eles.»


Aquilo que os Espíritos dizem enquanto não puder ser comprovado tanto pode ser verdadeiro como falso. Se há informações contraditórias, no todo ou em parte, não podem ser todas verdadeiras (mas podem ser todas falsas). A aceitação como verdade daquilo que não está comprovado é crença, mas acreditar não é o mesmo que saber. Posto isto, eis o que se sabe sobre o tema em epígrafe.


Exoplaneta: em astronomia, qualquer planeta orbitando uma estrela que não seja o Sol é chamado de exoplaneta. A esta data, já foram encontrados cerca de 4.500.

Vida extraterrestre: é a vida que não se origina a partir do planeta Terra. É também chamada de vida alienígena. Estas formas de vida, ainda hipotéticas, podem variar de organismos simples, como bactérias, até seres muito mais complexos do que os humanos.

  A hipótese de formas de vida alienígena, tais como bactérias, foi levantada a existir no Sistema Solar e em todo o universo. Esta hipótese baseia-se na vasta dimensão e nas leis físicas consistentes do universo observável. De acordo com este argumento, feito por cientistas como Carl Sagan e Stephen Hawking, seria improvável que a vida não existisse em algum lugar fora do planeta  Terra.

Equação de Drake1: proposta pela primeira vez pelo radioastrónomo Frank Drake em 1961 -  Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI) -, a equação calcula o número de civilizações comunicativas multiplicando várias variáveis. O número estimado originalmente por Drake foi de 20 civilizações, para estimativas pessimistas, e entre 1000 a 100 milhões de civilizações inteligentes que possam comunicar-se, para estimativas optimistas, apenas na nossa galáxia.

Na religião: crenças budistas e hindus sobre ciclos infinitos e repetidos de vida chamados Samsara levaram a descrições sobre a existência de mundos múltiplos e que mantêm contactos mútuos. De acordo com escrituras budistas e hindus, existem inúmeros universos.

Com base no Talmude judaico, o Sefer HaB'rit, do século XVIII, postula que existem criaturas extraterrestres e que algumas podem possuir inteligência. Acrescenta que os seres humanos não devem esperar que as criaturas de outros mundos se assemelhem com a vida terrestre, assim como as criaturas do mar não se assemelham com os animais terrestres (LE 56 e 57 diz o mesmo).

Teoria dos Astronautas Antigos: alega que os humanos são fruto de seres que visitaram nosso planeta muito tempo atrás, transferindo conhecimento, cultura e religião. O principal argumento baseia-se em artefactos e construções monumentais de origem e propósitos desconhecidos encontrados na Terra, em iconografias antigas que permitem interpretações sobre criaturas não-humanas e suas tecnologias, e em possíveis contatos com seres extraterrestres na origem de muitas religiões.



1 Entretanto foram propostas alterações a algumas variáveis da equação, face aos avanços da astronomia e da cosmologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog