Da criação


«42. Podemos conhecer a duração da formação dos mundos, como a Terra, por exemplo?

Não posso dizer-lhe, porque somente o Criador o sabe, e bem louco seria aquele que pretendesse saber ou conhecer a duração dessas formações desde o seu início.»


Idade da Terra é de 4,54 mil milhões de anos (4,54 x 109 anos ± 1%). Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.


»45. Onde estavam os elementos orgânicos, antes da formação da Terra? Encontravam-se, por assim dizer, em estado fluídico no espaço, em meio aos Espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra para começar uma nova existência sobre um novo globo»


Um ser vivo só se origina de outro ser vivo pré-existente. A partir da  Teoria da Biogénese, outras teorias e hipóteses surgiram sobre o assunto, mas as principais teorias modernas sobre a origem do primeiro organismo vivo são a Panspermia e a Evolução Química.

panspermia defende que o surgimento da vida na Terra teve início a partir de seres vivos ou substâncias precursoras da vida provenientes de outros locais do universo. Em outras palavras, a vida ter-se-ia originado em outros planetas e foram trazidas para a Terra através de esporos ou formas de vida resistentes, aderidas a meteoritos que caíram sobre a Terra e que ainda continuam a cair. Nos meteoritos que caem sobre a Terra foram encontradas algumas moléculas orgânicas, indicando que a formação dessas moléculas é comum no Universo, e levando a crer que realmente há vida em outros planetas e que o espaço interestelar não é um ambiente tão hostil à vida como pensávamos.

A  teoria da evolução química ou teoria da evolução molecular propõe que a vida teria surgido a partir de um processo de evolução química, onde compostos inorgânicos combinaram-se originando moléculas orgânicas simples (açúcares, aminoácidos, bases nitrogenadas, ácidos graxos etc.), que se combinaram produzindo moléculas mais complexas como proteínas, lipídios, ácidos nucleicos etc., que deram origem a estruturas com capacidade de autoduplicação e metabolismo, dando origem aos primeiros seres vivos. As duas teorias não entram em conflito, pois tanto os defensores da panspermia quanto os da evolução química concordam que, onde quer que a vida se tenha originado, o processo deve ter ocorrido por evolução molecular.


«48. Podemos conhecer a época da aparição do homem e dos outros seres vivos sobre a Terra?

Não; todos os seus cálculos científicos são especulativos.»


Atendendo à pergunta e à resposta devemos entender que nunca poderemos conhecer a época da aparição do homem e dos outros seres vivos sobre a Terra, ou devemos entender que nesse final de século XIX não se podia conhecer por os cálculos serem especulativos? Fico com a segunda opção, para bem da coerência lógica.

Crê-se que os primeiros seres vivos eram heterótrofos que se alimentavam das substâncias orgânicas que havia em abundância nos oceanos primitivos, cujos fósseis mais antigos são encontrados em rochas com cerca de 3,5 mil milhões de anos. Já o mais antigo e completo hominídeo encontrado até agora (conhecido como Lucy), tem a idade estimada em 3,3 milhões de anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog