Espírito vs. Matéria


«25. O Espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade dela, como as cores são propriedades da luz e o som uma propriedade do ar?

Tanto um como o outro são distintos, mas é necessária a união do Espírito e da matéria para dar a inteligência a esta.»


O fluido universal exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria, “sem o qual a matéria permaneceria em perpétuo estado de dispersão, e não adquiriria jamais as propriedades que a gravidade lhe dá”.

Na cosmologiamatéria escura é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma (ou interage muito pouco com ela mesma). Ela só interage gravitacionalmente e, por isso, sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas, galáxias e aglomerados de galáxias.  A matéria escura é estimada constituir 84,5% da matéria total do universo, enquanto a energia escura mais a matéria escura constituem 95,1% do conteúdo total de massa-energia do universo. Poderá, eventualmente, esta matéria escura, ou boa parte dela, ser o tal fluido universal.


Sendo a inteligência um atributo essencial do espírito, para dar ordem à matéria é necessário que de alguma forma a inteligência se lhe ligue; daí a presença do princípio inteligente ou espiritual na matéria, onde matura até ser Espírito propriamente dito.


Quando hoje a Tradição Hermética e a Física Quântica se encontram a postular que Matéria-Espírito e Energia-Consciência são polaridades de uma coisa única, isso em primeiro lugar destitui a matéria do lugar soberano que vinha ocupando, e em segundo introduz o espírito como presença determinante.

Esta nova abordagem que entende que matéria é energia e espírito é energia, permite a leitura de que ambas as coisas são estados diversos da mesma substância. Porém, são dois os elementos gerais no Universo, a matéria e o espírito e “ acima de ambos, Deus, o Criador, pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. (…)”

Deste modo, filosoficamente afirma-se o dualismo, ou pluralismo, em detrimento do monismo1. Neste, em que podem ser distinguidos vários tipos, pode aceitar-se o monismo prioritário, que  afirma que todas as coisas existentes remontam a uma fonte que é distinta delas, mas já não pode aceitar-se o monismo de substância, que afirma que uma variedade de coisas existentes pode ser explicada em termos de uma única realidade ou substância, o que levaria a dizer que matéria e espírito têm a mesma constituição.


1 Convém saber estas coisas para estar prevenido em relação à infestação monista do espiritismo, promovida a partir das teses de P. Ubaldi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog