As emoções e as patologias


Sigmund Freud descobriu o inconsciente e ousou afirmar que a esfera física tinha um elo com as dimensões emocional e mental do ser humano; Wilhelm Reich foi o primeiro a estabelecer a ligação entre a psicologia e a fisiologia, comprovando que as neuroses afectavam não somente a mente, mas também o corpo; os psiquiatras John C. Pierrakos e Alexander Lowen, ambos alunos de Wilhelm Reich, foram os criadores da bioenergética, teoria que mostrou a importante implicação das emoções e do pensamento na vontade de curar o corpo físico.

E temos a Nova Medicina Alemã, por muitos considerada pseudo-medicina, criada pelo médico Ryke Geerd Hamer, e que diz (traduzido livremente de La Medicina Patas Arriba - ?Y Si Hamer tuviera razón?, de Giorgio Mambretti e Jean Séraphin):

Cada vez que um indivíduo, ao longo de sua existência, é acometido por um trauma emocional que tem seguintes características:
  • É vivido de forma dramática (com todas as nuances do caso, por isso uma grande emoção terá consequências mais visíveis do que um pequeno contratempo: da bronquite ao cancro do pulmão, de acordo com a intensidade do drama vivido);
  • Apanha-nos desprevenidos, quando menos esperamos;
  • A emoção prevalece sobre a razão;
  • Vive-se na solidão, ruminando constantemente sobre o problema (embora todos saibam o que nos aconteceu, ninguém sabe o que sentimos);

  • Nenhuma solução satisfatória encontrada;

Então, e só então, o cérebro entra em ação, acionando um programa biológico especial para a sobrevivência do indivíduo. A intensidade do trauma emocional logo determinará a gravidade da doença, enquanto o tipo de emoção sentida quando o trauma é verificado determinará a localização da patologia no corpo. A doença é, então, um desequilíbrio simultâneo a nível psíquico, cerebral e orgânico devido a uma trauma emocional.
Sem conflito não há doença: percebê-lo é o primeiro passo para a cura.


  • "Estou furioso com a injustiça que sofri", patologia das vias biliares;
  • "Não vou engolir isso (desaforo)", patologia do esófago;
  • "É prejudicial, não posso deixar passar", patologia do intestino delgado;
  • "Fez uma sujeira comigo (traição, ludíbrio)", patologia do cólon;
  • "Tenho medo de não ter mais espaço próprio", patologia dos brônquios;
  • "Tudo está caindo em cima de mim", patologia renal.
  • Já não valho nada”, patologia óssea.

*

E agora a pergunta urgente: que anda a retroalimentar?

Na boca encontram-se o Vaso Governador e o Vaso Concepção. Estes dois meridianos constituem a Pequena Circulação, que desempenha um papel regulador na função da grande circulação de energia. Aqui se depositam os excessos energéticos da grande circulação, ou ao contrário, daqui partem os reforços nos estados de carência de energia. É por isso que quando fala emite mais que som e palavras e frases com seu significado. Quando fala é você que vai na palavra – e nem sempre há correspondência entre o que é dito e quem diz. O som da palavra é onda modulada, pessoas sensíveis captam a vibração.

O chacra Coronário é descrito como o ponto de entrada da energia divina, como o centro da consciência cósmica superior. Se este “fecha” retroalimenta os medos e a energia circulante percorre o caminho de apegos, ira, ansiedade, maldizer, mal pensar – e novamente medos. Se “abre” em luz produz habilidades (de lidar com medos, emoções…) e percorre o caminho de criatividade, serenidade, amor, bem dizer, bem pensar, mais luz – e melhora habilidades. Por isso, que anda a retroalimentar? E, como sabe (todo mundo sabe), os chacras estão ligados a órgãos, plexos, glândulas. Portanto…

Pelo desenho da Pequena Circulação podemos ver o outro ponto de encontro dos dois meridianos na região do cóccix, que é onde se situa o chacra Básico. Este controla e energiza:

  1. Os sistemas muscular e esquelético,

  2. A coluna vertebral,

  3. A produção e a qualidade do sangue,

  4. As glândulas supra-renais,

  5. Os tecidos e órgãos internos do corpo,

  6. A taxa de crescimento das células,

  7. A taxa de crescimento das crianças,

  8. A vitalidade geral,

  9. A temperatura do corpo,

  10. E também afecta o coração e órgãos sexuais.

O mau funcionamento deste chacra pode manifestar-se como:

  1. Artrite e reumatismo,

  2. Problemas na coluna,

  3. Doenças sanguíneas e alergia,

  4. Cicatrização lenta de ferimentos e fracturas ósseas,

  5. Problemas de crescimento,

  6. Cancro e leucemia,

  7. Baixa vitalidade,

  8. Doenças cardíacas,

  9. Doenças cerebrais,

  10. Doenças sexuais.

Que anda a retroalimentar?1


1 Li algures que uma excelente definição de insanidade consiste em fazer a mesma coisa repetidamente esperando um resultado diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog