Contrastes


LM 230 «Isso é que suas comunicações se mostram cheias de banalidades, frivolidades, ideias truncadas e, não raro, muito heterodoxas, espiriticamente falando. Certamente, podem eles dizer, e às vezes dizem, coisas aproveitáveis; mas, nesse caso, principalmente, é que um exame severo e escrupuloso se faz necessário, porquanto, de envolta com essas coisas aproveitáveis, Espíritos hipócritas insinuam, com habilidade e preconcebida perfídia, factos de pura invencionice, asserções mentirosas, a fim de iludir a boa-fé dos que lhes dispensam atenção. Devem riscar-se, então, sem piedade, toda palavra, toda frase equívoca e só conservar do ditado o que a lógica possa aceitar, ou o que a Doutrina já ensinou. As comunicações desta natureza só são de temer para os espíritas que trabalham isolados, para os grupos novos, ou pouco esclarecidos, visto que, nas reuniões onde os adeptos estão adiantados e já adquiriram experiência, a gralha perde o seu tempo a se adornar com as penas do pavão: acaba sempre desmascarada.»

"Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos velhos provérbios. Não admitais, portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expendida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom senso reprovarem. Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errónea. Efectivamente, sobre essa teoria poderíeis edificar um sistema completo, que desmoronaria ao primeiro sopro da verdade, como um monumento edificado sobre areia movediça, ao passo que, se rejeitardes hoje algumas verdades, porque não vos são demonstradas clara e logicamente, mais tarde um facto brutal, ou uma demonstração irrefutável virá afirmar-vos a sua autenticidade.”


    Pois é, os Espíritos que ditaram o que acabamos de ler não puderam prever o comércio do mediunismo literário, que se estivesse preocupado com a verdade e ou com o rigor na demanda da verdade jamais produziria estrelas cintilantes, mas falazes, no universo editorial, que gera fortunas. Os Espíritos, o segundo que se identificou como Erasto, não imaginavam que sofismo, palha e lixo mediúnico-literários iam ser servidos como agradáveis serpentinas e confetis para alimentar a espiritualidade do povo. Mas não é assim tanto surpreendente, porque o povo é carnavalesco. E idólatra. De homens e Espíritos. E na idolatria não há discernimento. Só as sucessivas encarnações e as muitas dores curam este tipo de cegueira. O amadurecimento psicológico leva tempo. Entretanto, egos e vaidades vão sendo afagados, e edifícios quase faraónicos vão sendo construídos, porque a ostentação material é agora sinónimo de grandeza moral e intelectual.

Todo aquele que se publica inclui-se a si próprio se não entre os perfeitos pelo menos entre os melhores médiuns relativamente ao que publica. São aos centos. Entre moralismos e conceitos mais que batidos, retórica gasta e literatura de cordel, como diz acima “Certamente, podem eles dizer, e às vezes dizem, coisas aproveitáveis; mas, nesse caso, principalmente, é que um exame severo e escrupuloso se faz necessário, porquanto, de envolta com essas coisas aproveitáveis, Espíritos hipócritas insinuam, com habilidade e preconcebida perfídia, factos de pura invencionice, asserções mentirosas, a fim de iludir a boa-fé dos que lhes dispensam atenção.”

    Fernando Pessoa deixou escrito que o espiritismo estava intelectualmente ao nível da bruxaria. Quando li isso pela primeira vez fiquei escandalizado, mas já não estou, porque o espiritismo, como qualquer outra doutrina, é sempre aquilo que os homens dele fizerem. E do espiritismo fizeram uma coisa sem razão, sem lógica, sem bom senso. Precisamente o oposto da ideia luminosa que foi a proposta inicial. E assim vai o mundo. In nomine Dei.




Comentários

  1. Como se pode enfrentar ou combater tudo isso? Cada vez há mais saidas milagrosas para as dores dos homens! Não consigo entender...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog