EQM (Experiência de Quase Morte)


Na literatura da Experiência de Quase Morte (EQM) as características mais vulgarizadas são:

  • um sentimento de paz interior;

  • a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;

  • a impressão de estar em um segundo corpo, distinto do corpo físico;

  • a percepção da presença de pessoas à sua volta;

  • a visão de seres espirituais;

  • visão de 360º;

  • sensação de que o tempo passa mais rápido ou mais devagar;

  • ampliação de vários sentidos;

  • a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo ("experiência do túnel");

assim como os relatos mais difundidos são os agradáveis, “vendendo” uma ideia “cor-de-rosa” que é parcial e não corresponde, por isso, ao total da realidade.

Uma pesquisa da neuropsicóloga Beatriz F. Carunchio, um estudo de caso que envolveu 350 entrevistados, revela a existência de muitas EQMs perturbadoras, nas quais a maioria dos fenómenos relatados são desagradáveis, causadores de dor, medo ou incertezas. Nestas EQMs perturbadoras a autora refere que "Em geral a escuridão é descrita como tão densa que não se vê nada, e até mesmo os sons são absorvidos por ela, num silêncio profundo e pesado. Quando há sons, são de gritos, lamúrias, choros ou ameaças. Pode haver a presença de seres perturbados, chorosos ou ameaçadores. Em alguns casos, sons de correntes ou de tortura também são relatados", e também "Nas experiências em que há outros seres no local, estes são descritos como seres sofredores ou perturbados, ou ainda, como seres ameaçadores e perturbadores, que de algum modo fazem o paciente sentir medo e insegurança. Durante a experiência, existe a sensação de que a qualquer momento a pessoa pode sofrer algum tipo de violência ou ser torturada."

Na morte e na EQM o que vem à tona é a realidade íntima, psíquica, do indivíduo, que amiúde não coincide com a ideia idealizada que faz de si mesmo nem com a imagem social que transmite. Por isso, cada um quando fica nu diante do espelho da verdade tantas vezes se surpreende com o que vê.

Todos temos análoga experiência em muitos dos nossos sonhos, que na verdade são experiências de quase morte decorrentes de um estado fisiológico natural, o sono. Neste tipo de sonhos, que representam parte significativa dos que nos lembramos, temos a experiência directa da vida sem o corpo - corpo que consideramos um refúgio nos sonhos aflitivos, tal como nas EQMs do mesmo teor.

Do mesmo modo que a EQM pode ser transformadora (às vezes são somente traumatizantes dado que a falta de acolhimento induz ao silêncio) também este tipo de sonhos se forem entendidos na sua devida magnitude introduzem uma nova dinâmica na vivência diária, porque passamos a entender que o que encontramos na morte é o que levamos em espírito da vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog