Existe uma divisória estanque a separar o espiritual do material?


Existe uma divisória estanque a separar o espiritual do material?

$ O efeito do observador que transforma a onda (imaterial) em partícula (material) permite supôr que essa divisão estanque não existe. O para já melhor candidato a ponto de charneira, ou mediador, entre os dois aspectos da realidade será o campo de Higgs, nomeadamente o denominado bosão de Higgs – tanto assim que fora da comunidade científica é conhecido como a partícula de Deus, devido ao facto de esta partícula permitir que as demais possuam diferentes massas.

$ É pela probabilidade da inexistência de uma fronteira intransponível que se pode explicar o constante trânsito entre o espiritual e o material, que se realiza nos dois sentidos, mensurável sobretudo na mediunidade, faculdade esta que abrange um vasto conjunto de modalidades e efeitos.

$ A famosa equação de Einstein E=mc2 refere-se ao universo material, a contemplar apenas quatro dimensões (e onze já são facilmente concebíveis), mas não explica as questões da supersimetria, matéria escura e energia escura, mistérios que ainda estão por resolver, e apesar da confirmação do Higgs o Modelo Padrão ainda está incompleto, porque só descreve três das quatro forças fundamentais do universo, deixando de fora a gravidade.

$ A natureza da energia escura é um dos maiores desafios atuais da física, da cosmologia e da filosofia. As principais formas das diferentes propostas de energia escura são a constante cosmológica e a quintessência, sendo esta uma outra denominação do antigo éter, e sendo este, por sua vez, originalmente (na mitologia), pensado como sendo a essência pura que os deuses (Espíritos) respiravam, preenchendo o espaço onde viviam, análogo ao ar respirado por mortais.

$ Numa outra perspectiva e linguagem (espiritualista/religiosa), talvez estejamos a falar de energia espiritual e energia material, que coabitam e interagem por estarem ligadas pelos sugeridos mediadores. A solução (interrupção) de continuidade não parece, de todo, fazer escola na linguagem da vida, nem na mecânica do universo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog